Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica

Direitos e Deveres dos Associados

  1. Produtos de Apoio
  2. Frequência das Terapias
  3. Suplementos Nutricionais
  4. Nova forma de funcionamento da psicologia

Produtos de Apoio

Compromisso da APELA

  • Orientar e aconselhar o Associado e a sua família na área da utilização dos Produtos de Apoio;
  • Disponibilizar produtos de apoio sempre que o Associado necessite, desde que esse produto esteja disponível e enquanto a Segurança Social não atribui o referido produto de apoio;
  • Entregar o produto de apoio em perfeitas condições de utilização e de higiene;
  • Apoiar à distância na área dos Equipamentos para a Comunicação ou sempre que existam dúvidas na sua utilização e sempre que esse apoio seja possível.

Compromisso do Associado

  • Para poder usufruir deste empréstimo terá que ser Associado da APELA;
  • Deverá, sempre que possível, iniciar ou manter o processo de candidatura à Segurança Social para financiamento de Produtos de Apoio;
  • Cuidar dos equipamentos de forma a mantê-los operacionais e utilizá-lo para o fim a que foi cedido;
  • Responsabilizar-se pelas possíveis avarias do Equipamento durante este usufruto;
  • Devolver o Equipamento à APELA, logo que dele não necessite e em boas condições de funcionamento e higiene, de forma a poder vir a ser utilizado por outro Associado;
  • Responsabilizar-se pelo transporte do Equipamento (aquisição e/ou devolução);
  • Respeitar as normas vigentes de pagamento (final de cada mês, ou de outra forma a acordar no início) durante o período de utilização do Equipamento e até à entrega do mesmo, na APELA.

Nota:

Em situação de carência económica comprovada, estes empréstimos poderão ter mensalidade reduzida ou serem totalmente gratuitos, de acordo com a avaliação de cada caso. 

Frequência em Sessões Terapêuticas 

Compromisso da APELA

  • Apoiar, através de uma intervenção directa e personalizada a pessoa diagnosticada com ELA e aconselhar / orientar os seus familiares e cuidadores, sempre que necessário;
  • Informar e orientar a pessoa com ELA e a sua família sobre qualquer questão que possa surgir em virtude da progressão da doença, respeitando sempre a vontade do associado na recepção dessa informação;
  • Estabelecer contactos com Equipa de Saúde que acompanha a pessoa doente, sempre que necessário e sempre que esses contactos se traduzam em benefícios para a pessoa e para a sua família.

Nota:

As sessões terapêuticas poderão envolver a participação de estagiários acompanhados por uma supervisão directa por parte do Terapeuta responsável;

Poderá ainda usufruir de:

  • Avaliações e reavaliações (gratuitas) em áreas como a Fisioterapia e/ou a Terapia da Fala;
  • Consultas de nutrição com o custo de 15.00€ por consulta. Estas consultas poderão ser presenciais e/ou à distância (via Telefone ou Skype);
  • Consultas de psicologia com o custo de 10.00€ por consulta. Estas consultas requerem agendamento junto da coordenadora Maria João Martins;
  • Orientação e partilha de informação sobre Apoios Sociais oficialmente disponíveis (gratuito);
  • Aconselhamento Jurídico gratuito (com limitação de horas /mensais de acordo com protocolo estabelecido com o Gabinete de Advocacia Telles e Abreu).

Compromisso do Associado

  • Ser Associado da APELA;
  • Respeitar as normas vigentes de presença e pagamentos de acordo com o acordado;
  • Pagamento a ser efectuado no final de cada mês e de acordo com o acordado. 

Nota: Em situação de carência económica comprovada, todos os serviços poderão ter preços reduzidos ou serem totalmente gratuitos.

Sessões de excepção a ter em conta:

  • Sempre que haja faltas por responsabilidade da APELA (férias do técnico, ausência por trabalho externo, doença ou outros motivos passíveis de serem justificados), o Associado será previamente avisado. Caso não seja possível a substituição da sessão por ausência do técnico, o associado não pagará a sessão em falta;
  • Sempre que o Associado falte às sessões, as mesmas mantêm-se activas para pagamento caso a APELA não seja avisada com pelo menos 48 horas de antecedência. Este aviso deve ser feito junto do secretariado (Susana Januário) ou da coordenação (Maria João Martins, em Lisboa ou Teresa Moreira, no Porto).
  • Não são consideradas mais que duas faltas por mês, sem ser por motivo de doença, salvo condições de excepção a analisar de momento e dependente da lista de associados em espera;
  • Quando a sessão acontece em feriados, mantém-se o pagamento acordado;
  • Em situação de impossibilidade de deslocação do associado à APELA, por um período igual ou superior a 1 mês (ex: situação de internamento), o horário ficará disponível para outro Associado em lista de espera. Se quiser manter o seu lugar, manterá o pagamento;

Qualquer situação que não se enquadre no anteriormente descrito, será analisado caso a caso.

Suplementos Nutricionais

Compromisso da APELA

  • Responder aos pedidos dos Associados com a maior brevidade de tempo possível;
  • Manter actualizadas as diferentes soluções que vão sendo disponibilizadas no mercado e que se apresentem vantajosas para os Associados;
  • Estabelecer contratos com diferentes marcas de produtos, desde que os mesmos constituam uma escolha mais diversificada para o associado, contribuindo para a manutenção da alimentação mais adequada às suas necessidades;
  • Manter os produtos a preço do custo, mas com a actualização de 2 € por cada acto de compra (independemente do número de unidades adquiridas), para despesas administrativas que, até ao momento, tem estado ao encargo da APELA;
  • Esta taxa administrativa entrará em funcionamento a partir de 2 Março 2020  (inclusive).

Compromisso do Associado

  • Ser Associado da APELA;
  • Proceder à solicitação das encomendas considerando o tempo necessário à entrega dos produtos pela respectiva empresa;
  • Proceder ao pagamento no acto da compra;
  • Manter os pagamentos regularizados;
  • Por cada acto de compra, e independentemente do número de unidades adquiridas, adicionar a taxa de 2€ para despesas administrativas.

Qualquer situação que não se enquadre nas alíneas anteriormente descritas, será analisada a título excepcional.

A APELA mantém-se totalmente disponível para o esclarecimento de eventuais dúvidas que possam surgir. Qualquer sugestão sua será sempre bem-vinda.

Psicologia

  • As consultas de psicologia serão dadas pela Dra. Rita Garcia,
  • As consultas disponíveis para Associados doentes e suas famílias terão o valor de 10 € e serão realizadas mediante agendamento prévio, que poderá ser feito via telefone para 218 491 756, via email para rsi@apela.pt ou presencialmente junto de Maria João Martins.